Parcerias
Entidade

A ADRACES tem firmado e vai continuar a consolidar acordos de parceria com as mais diversas entidades, tanto a nível local, como regional, nacional e internacional. Importa, pois, manter o esforço que tem sido prática corrente de promover a cooperação nacional e transnacional, criando sinergias positivas que levem ao melhor e mais eficiente desempenho das suas funções, bem como a valorização e a promoção do território que representa.

 

GAL BIS 2020 

O Grupo de Ação Local (GAL) é a parceria formada por representantes locais dos setores públicos e privados de um território de intervenção, representativa das atividades socioeconómicas e com uma estratégia de desenvolvimento local própria, denominada EDL. 

O GAL BIS 2020 é formado por uma Parceria composta por 40 entidades locais, dos sectores público, privado e sociedade civil, e representam os  principais atores da vida económica e social do território da Beira Interior Sul.

A ADRACES é a Entidade Gestora do Grupo de Acção Local - GAL BIS 2020, responsável pela implementação do Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL), aprovada no âmbito da DLBC Rural. 

 

 

Rede de Centros de Informação Europeia "Europe Direct"

A Rede de Centros Europe Direct em Portugal é constituída por 19 Centros e a nível europeu por cerca de 500 Centros.

A ADRACES acolhe um dos 19 Centros Portugueses. O Centro Europe Direct Beira Interior Sul é um organismo oficial de informação europeia que atua, a nível local, como intermediário entre os cidadãos europeus e a União Europeia.

Tem por missão estabelecer canais de comunicação entre os cidadãos europeus e as diversas instituições e organismos da UE, sensibilizar para o exercício de uma Cidadania Europeia plena e promover o Diálogo Europeu particularmente na Beira Interior Sul (concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova e Penamacor).

.

 

 

Federação Minha Terra

Entidade privada de interesse público e sem fins lucrativos, a MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local foi constituída no ano 2000, por iniciativa de um grupo alargado de Associações de Desenvolvimento Local (ADL), institucionalizando uma rede que se consolidava, desde há alguns anos, sob o denominador comum da convergência de objetivos, do diálogo, da partilha e de um vasto trabalho conjunto no desenho e implementação de soluções e intervenções em prol do desenvolvimento dos espaços rurais nacionais. 

 

 

Rede Rural Nacional

A Rede Rural Nacional (RRN) é uma estrutura de ligação entre agentes com papel activo no desenvolvimento rural, que querem partilhar as suas experiências e conhecimentos, melhorar o desempenho e obter melhores resultados.

A RRN como plataforma de divulgação e partilha de informação, de experiência e de conhecimento, pressupõe uma atuação que desenvolva a partilha e a cooperação em torno das ações a concretizar com o objetivo de melhorar a aplicação dos programas e medidas de política de desenvolvimento rural e a qualificação da intervenção dos agentes implicados no desenvolvimento rural.

 

 

Rede proBIS

A Rede proBIS é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADRACES, em parceria com beneficiários PRODER, LEADER, PDR2020 e membros do GAL BIS 2020. A Rede proBIS propõe congregar diversas entidades, que se reveem na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de produtos e serviços do território e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural. Em termos programáticos, o Projeto compreende um conjunto de ações integradas, incluindo várias componentes interligadas e complementares, subordinados a uma visão comum para a valorização do território e seus recursos endógenos. A Rede proBIS pretende criar soluções, instrumentos e mecanismos que permitam ao Território defender melhor os seus recursos, aproveitá-los com mais inteligência e sucesso e “navegar menos à vista” no que respeita à sua organização territorial.

 

 

RUTIS - Rede Nacional das Universidades Séniores

A RUTIS (Associação Rede de Universidades da Terceira Idade) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública de apoio à comunidade e aos seniores, de âmbito nacional e internacional, com sede em Almeirim, criada em 2005. A RUTIS tem atualmente 236 UTIs como membros, 38.000 alunos seniores e 4.500 professores voluntários nas universidades seniores. Noutros projetos de envelhecimento ativo temos120 seniores participantes e 15 voluntários.
 
Um dos principais objetivos da RUTIS é a promoção do envelhecimento ativo e das Universidades Seniores® (denominação registada, pela RUTIS, como Marca Coletivas de Certificação no Instituto Nacional de Propriedade industrial) sendo estas “a resposta social, que visa criar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio, preferencialmente para e pelos maiores de 50 anos. As atividades educativas serão em regime não formal, sem fins de certificação e no contexto da formação ao longo da vida”.
 A RUTIS é membro do Conselho Económico e Social do Estado Português e a única instituição nacional com acordo com o estado para a promoção do envelhecimento ativo e representativa das Universidades seniores.

A ADRACES é a gestora de duas Academias Séniores: Academia Sénior de Penamacor e Academia Sénior de Vila Velha de Ródão. No ano letivo de 2015/2016 contou com um total de 236 alunos, 49 professores voluntários e uma oferta curricular de 53 disciplinas.

 

 

GEIE - Euroconsulting Group (Grupo Europeu de Interesse Económico)

O GEIE é um organismo internacional juridicamente constituído que permite aceder diretamente à Comissão Europeia, na gestão e implementação de programas e iniciativas regionais comunitárias, sem ter de passar pelos países, trabalhando com redes temáticas europeias e colocando produtores e distribuidores em contacto com mercados europeus.

A ADRACES, enquanto parte integrante do GEIE enquanto Vice-presidente, colaborará e participará ativamente nas atividades e eventos que venham a ser delineados.

 

 

MEDEAT - Gastronomy Routes and the Culture of Flavours

A rede MEDEAT envolve 17 Grupos de Acção Local oriundos de 4 países do Mediterrâneo - Itália, Grécia, Portugal e Chipre. O objectivo essencial da Rede MEDEAT consiste na manutenção e promoção das dimensões qualitativa, histórica e cultural da gastronomia local, constituindo esse enfoque um contributo potencial para o desenvolvimento da economia rural por via da dinamização do turismo gastronómico. 

 

 

APURE – Associação para as Universidades Rurais Europeias

A APURE (Associação para as Universidades Rurais Europeias) é uma Organização Não Governamental (ONG), fundada em 1988 na cidade de Paris, com estatuto francês de associação sem fins lucrativos, para contribuir, no quadro dos princípios definidos pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e dos Cidadãos (1948), para o desenvolvimento de uma rede de atores do meio rural, que se reúne em sessões bianuais designadas Universidades Rurais Europeias - URE's.

A APURE foi constituída dentro do espírito da Educação Popular, aberta a todos, convivial e não formal, baseada no intercâmbio e troca de experiências para produzir e difundir novos conhecimentos ao serviço do reforço das competências sobre questões específicas do desenvolvimento do mundo rural.

 

ADRACES © 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: citricweb.pt