Rede ProBIS
Apoios e Projetos
 

 

O desenvolvimento de redes e parcerias ajuda as empresas e territórios a lidar com as suas limitações internas e a responder melhor aos desafios colocados pelas transformações que ocorrem no mercado global. Os agentes territoriais ficam melhor capacitados para desenvolver um posicionamento estratégico, alargar as suas competências, identificar oportunidades e ameaças, e reforçar a capacidade de operar num ambiente competitivo.

No atual contexto da crise económica que o país atravessa, a qual coloca os territórios de baixa densidade mais vulneráveis, com menores defesas e capacidade de resposta, exige-se um nível diferente de intervenção pública, mais flexível e adaptada às especificidades do território.

Num contexto marcado pela crescente globalização económica, a valorização dos produtos e recursos do território depende, necessariamente, da maior visibilidade da Região no exterior e, em consequência, de estratégias de promoção no país e no estrangeiro. Esta perceção tem subjacente a necessidade de ligar os recursos ao mercado e de imprimir uma nova forma de olhar os produtos locais com perfis de procura de menor densidade absoluta, marcados pela diferença e tipicidade.

A Rede proBIS surge como resultado da necessidade de intervir globalmente sobre o quadro socioeconómico do desenvolvimento e de melhorar a eficácia dessas intervenções, garantindo a articulação e cooperação entre os atores desse desenvolvimento de um instrumento de apoio à tomada de decisões e ao mesmo tempo, uma proposta de responsabilidade partilhada que coloca grandes desafios para a modernização do território e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

A Rede proBIS é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADRACES, em parceria com beneficiários PRODER, LEADER, PDR2020 e membros do GAL BIS 2020.

A Rede proBIS propõe congregar diversas entidades, que se reveem na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de produtos e serviços do território e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural.

A Rede proBIS, através de uma parceria que envolve diversas entidades privadas que atuam no território, constitui uma plataforma de cooperação no percurso de afirmação do Território Beira Baixa.

Em termos programáticos, o Projeto compreende um conjunto de ações integradas, incluindo várias componentes interligadas e complementares, subordinados a uma visão comum para a valorização do território e seus recursos endógenos.

A Rede proBIS representa a oferta de serviços turísticos dos seus associados, articulada com o Calendário de Animação da Rede, promovendo os valores únicos do território, a sua oferta turística e os serviços e produtos dos seus parceiros através de um calendário de eventos culturais únicos, criativos e diretamente ligados às tradições locais.

 

Objetivos

A Rede proBIS pretende criar soluções, instrumentos e mecanismos que permitam ao Território defender melhor os seus recursos, aproveitá-los com mais inteligência e sucesso e “navegar menos à vista” no que respeita à sua organização territorial.

As atividades a desenvolver na rede são:

  • Criação de momentos de partilha;
  • Discussão conjunta de problemas, desafios e oportunidades;
  • Realização de reuniões e encontros presenciais;
  • Realização de atividades promocionais conjuntas;
  • A construção de uma rede de territórios requalificados e revitalizados;
  • A criação de uma rede de lojas destinadas a comercializar produtos genuínos de qualidade selecionada;
  • A animação turística e cultural através de uma agenda diversificada de eventos de grande qualidade.

ADRACES © 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por: citricweb.pt